Dissertação Argumentativa (Como garantir a liberdade de informação e evitar abusos nos meios de comunicação.)
* Gênero Textual: Dissertação Argumentativa.
Tema: Como garantir a liberdade de informação e evitar abusos nos meios de comunicação.
A crise informacional na mídia
O regime militar no Brasil foi um período altamente desafiador para a democracia brasileira, caracterizado pelo abuso significativo da mídia em relação ao país. Por exemplo, o "Plano Cohen", um documento forjado para instaurar a ditadura no Brasil. De maneira análoga a isso, é notório que, atualmente, o abuso de mídia é um grande desafio para uma sociedade democrática. Nesse prisma, destacam-se dois aspectos importantes: fake news e o monopólio nos meios de comunicação.
Em primeira análise, evidencia-se que as fake news tem a capacidade de manipular os fatos, influenciar processos eleitorais, denegrir a imagem de indivíduos e gerar divisões e conflitos sociais. Conforme os dados da CNN Brasil, em nosso país, “quatro em cada 10 pessoas afirmam receber notícias falsas todos os dias. Nesse cenário, o índice sobe para 65%”. Dessa forma ressalta-se a urgência de combater esse fenômeno e promover a educação midiática. Somente com esforços coordenados poderemos assegurar um ambiente informacional saudável para todos.
Além disso, é notório que o monopólio dos meios de comunicação também é um aspecto relevante que merece atenção desde o regime citado, até os dias atuais. Desse modo, a fala de Claudia Belucci “Comunicação não é o que você fala, mas o que o outro compreende do que foi dito” nos faz refletir sobre o limite da liberdade na mídia. Consoante a isso, também é sugerido que, mesmo na sociedade democrática atual, a comunicação continua sendo um desafio. Dependendo das perspectivas e capacidade de acesso a informações variadas, as pessoas compreendem as mensagens de maneiras diferentes.
Depreende-se, portanto, a adoção de medidas que venham amenizar essas questões da liberdade de informação e segurança nos meios de comunicação. Dessa maneira, com a ajuda do governo, organizações de mídia e plataformas de redes sociais, os responsáveis pela cibersegurança podem adotar medidas como o monitoramento e análises, por meio do uso de ferramentas de análise de dados e inteligência artificial para identificar e rastrear a propagação de conteúdo enganoso nas redes sociais, fóruns online e outros canais de comunicação, a fim de monitorar proativamente a disseminação de informações falsas e analisar as tendências e padrões associados a elas. Somente assim a história nos ensina que a vigilância constante e a defesa da liberdade de expressão e do acesso à informação são fundamentais para evitar os abusos da mídia e garantir a saúde da democracia.
FONTE
Publicado em: https://www.observatoriodaimprensa.com.br/liberdade-de-expressao/liberdade-de-informacao/uma-nova-censura-burocracia-bloqueios-e-algoritmos/
Acesso em: 03/10/2023
Comentários
Postar um comentário