Diário

 *Gênero Textual: Diário.

Circuito Fechado da Barbara

            Cama, cachorro (Thor), carinho, uniforme, meia, celular, WhatsApp, Twitter, sala, família, café, leite, banheiro, pia, água, escova, pasta, desodorante, água, borrifador, creme, escova, cabelo, espelho, finalização, cachos, quarto, tênis, mochila, lanche, família, despedida.

            Elevador, garagem, carro, rua, caminho, escola, portão, inspetora, quadra, amigos, fila, oração, sala, carteira, aulas, mochila, estojo, apostila, fichário, lições, sinal, intervalo, cantina, lanche, bebida, celular, amigos, conversa, sinal, aula, lições, sinal, mochila, inspetores.

            Rua, calçada, amigos, conversa, despedida, caminhada, casa, elevador, chave, porta.

            Cumprimento, mãe, irmão, cachorro (Thor), brincadeira, banheiro, quarto, roupa, cama, celular, TikTok, cozinha, prato, talheres, comida, sala, almoço, mãe, conversa, cozinha, louça, limpa, doce, quarto, celular, cama, TikTok, WhatsApp, soneca, lição, mochila, apostila, estojo, fichário, celular, banheiro, box, chuveiro, água, shampoo, condicionador, escova, cabelo, desembaraço,  sabonete, rosto, buxa, corpo, toalha, quarto, pijama, celular, sala, conversa, família, quarto, cama.


*Identificação Textual

           O diário é um gênero textual com característica predominantemente narrativa.

           Segundo LUFT (2009, p.244) Diário significa: “que se faz ou acontece todos os dias; cotidiano; livro de registro de despesas ou fatos diários”.

            Texto produzido nas aulas de Técnica de Redação, no Colégio Celestin Freinet, sob a orientação do Prof. Esp. Flávio B. S. dos Santos


*Objetivos desta Produção Textual 

1. Conhecer o Gênero Textual Diário;

2. Estimular o interesse por esta modalidade textual;

3. Estudar suas características;

4. Estabelecer semelhanças e diferenças com outros gêneros textuais;

5. Compreender/interpretar textos de diversos gêneros textuais;

6. Identificar e caracterizar a tipologia narrativa;

7. Desenvolver habilidades de escrita;

8. Aplicar os conhecimentos gramaticais estudados até este momento.


FONTE

LUFT, Celso Pedro. "Minidicionário Luft". 22. ed. São Paulo: Ática, 2009.

Publicado em: https://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/ilustracao-caderno/9

Acesso em: 03/10/2023





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Crônica

Dissertação Argumentativa (O preconceito linguístico gera exclusão social?)

Dissertação Argumentativa (A Inteligência Artificial e os Impactos Sociais na Contemporaneidade.)